Adsense

quinta-feira, outubro 02, 2008

Guia de Esteróides Anabólicos e Outros Ergogênicos

ESTERÓIDES ANABÓLICOS E OUTROS ERGOGÊNICOS

Não tenho dúvida de que muitos adquiriram este guia com o objetivo principal de aprender um pouco mais a respeito do uso de esteróides anabólicos. Se este for o seu caso, não se esqueça de que o culturismo é uma atividade muito interativa, de forma que de quase nada adianta ter um bom conhecimento sobre esteróides anabólicos, mas treinar e/ou se alimentar inadequadamente; portanto, sempre pesquise e aprenda sobre todos os aspectos do esporte.
Apesar de que atletas de várias modalidades, tais como corredores, nadadores, jogadores de futebol e atletas de outros esportes fizeram ou ainda fazem uso destas substâncias com o objetivo de melhorar a performance, é entre levantadores olímpicos, basistas e culturistas que se observa o maior uso de drogas pelo seu drástico resultado, quanto ao aumento do volume muscular e da força.
Os esteróides anabólicos foram e são extremamente estigmatizados pelos meios de comunicação, pelos órgãos de regulamentação esportiva e por alguns integrantes da comunidade científica. Principalmente no meado da década de 80, a mídia ressaltou os efeitos malévolos do uso de esteróides correlacionando-os com temperamento violento e com o desenvolvimento de doenças como o câncer do fígado e da próstata. Foram tantas histórias sensasionalistas que as emoções ficaram acima da lógica. Esta tendência ainda prevalece para a maioria.
Não quero dizer que esteróides sejam drogas seguras. Esteróides anabólicos são, sim, drogas poderosas que podem causar sérias conseqüências se usadas em excesso, se misturadas ou se automedicadas.
De fato, milhares de drogas que as pessoas tomam todos os dias também podem causar conseqüências sérias e muitas são várias vezes mais tóxicas do que os esteróides anabólicos. Por exemplo, milhares de pessoas que tomam o diurético Lasix (mencionado no guia sobre Nutrição) para combater simples retenção hídrica, podem morrer por dosagem um pouco superior à prescrita pelo médico. A “inocente” aspirina mata mais do que 400 crianças por ano.
E os esteróides? Evidências clínicas observam que os efeitos colaterais provocados por essas drogas são, na maioria das vezes, reversíveis. Entre os mais sérios efeitos encontram-se a toxidade hepática e o aumento do colesterol sérico, os quais podem ser monitorados através de medidas específicas.
Como a AIDS, o aborto e a pena de morte o uso de esteróides anabólicos se tornou um assunto emocional. Um assunto se torna emocional quando a emoção ultrapassa a razão, quando a especulação científica prevalece sobre fatos científicos. É pena que o assunto “esteróides anabólicos” tenha despertado tanta emoção, pois assim se tornou muito difícil encontrar pesquisas e estudos científicos relevantes sobre o assunto, porque os pesquisadores no mundo inteiro ficaram com receio de conduzir estudos nessa área por medo de represália pública. Assim deixamos, por enquanto, de ter um esteróide perfeito com o mínimo ou nenhum efeito colateral. Apesar disso mais recentemente, relaciona-se o uso de esteróides como medicação terapêutica para a AIDS e como método contraceptivo masculino.
Repetimos, como qualquer outra droga, os esteróides devem ser prescritos por um médico especialista que também deve encarregar-se de monitorar os efeitos colaterais, reajustar a dose, trocar o esteróide ou finalizar um ciclo. Porém, sem hipocrisia, sabemos que é possível comprar essas drogas sem prescrição médica. Apesar de ser isso proibido por lei recentemente estabelecida em nosso país, existem alguns donos de farmácia por aí que estão mais interessados com o lucro da venda do que com a sua saúde. A escolha é sua, afinal a vida é uma eterna escolha entre o sim e o não. Não é isso que significa livre arbítrio?
Como consideramos que a droga mais perigosa é a ignorância, neste guia, para esclarecimento, iremos estudar como os esteróides funcionam, relacionando os principais existentes no mercado, e como vêm sendo utilizados no mundo do culturismo. Só assim, através do conhecimento, é que podemos fazer uma análise séria e decidir entre utilizar esteróides anabólicos ou não, se vale a pena se automedicar e correr riscos ou ir ao médico. Escolha, mas conheça primeiro o candidato.
Cremos que, em nosso país, já atravessamos a adolescência da democracia, a muitas custas, mas ainda estamos aprendendo. Tal como o político mentiroso temos certeza de que você não engolirá mais aquela do culturista de 130 Kg que proclama ter construído toda a sua massa muscular às custas de “Massa 5.000” ou aquela da vizinha que disse para a sua mãe que o filho da cunhada de uma conhecida morreu por uso de esteróides anabólicos, sem mencionar que estava viciado em cocaína e era portador do vírus da AIDS.
O aspecto moral também deve ser mencionado quando relacionamos o uso de drogas com o objetivo de melhorar a performance no esporte.
É justo competir sob o efeito de drogas com outros atletas que competem naturalmente? É óbvio que não. É por isso que as diversas federações esportivas colocam os esteróides na lista de medicamentos proibidos, num esforço de colocar em nível de igualdade os competidores e salvaguardar a sua saúde. De forma que, antes de se envolver com o uso de esteróides, verifique se, na sua competição, existem testes para detectar a presença de drogas nos atletas. Caso positivo, você correrá o risco de ser apanhado se estiver utilizando qualquer droga proibida e de ser desqualificado da competição, quando não banido para sempre do esporte. Existem formas de camuflar a presença de esteróides na corrente sangüínea, através da redução progressiva da administração de esteróides antes da competição, através do uso de esteróides de eliminação rápida (como é o caso da maioria dos orais), através do uso de diuréticos etc., mas ainda assim o atleta correrá o risco de ser apanhado. Novamente, a decisão é sua.

Continua no próximo post:

Você gosta de novidades? Veja essas:
Perfume Afrodisíaco
Collatrim - Como Emagrecer sem ficar com estrias e flacidez
E-book Curso de Investimentos - Como Investir na Bolsa de Valores
E-book WBS - Como Abrir Um Negócio - Centenas de Negócios para Abrir em Casa
E-book Dietas - Como Emagrecer Rápido e Com Saúde - Tudo Sobre Dietas

Nenhum comentário: